05/09/2015

BTS | Faculdade - A minha experiência #2

Olá malta :)
Hoje é dia de continuar a falar-vos da minha experiência na faculdade, vamos lá? É um pouco extenso mas de certeza que vocês vão gostar!
A primeira vez que entrei na ESEP foi no dia de inscrição. Fui com a minha mãe e nesse dia ficou tudo tratado - matrícula, conta bancária, cacifo, etc, e à saída foi-me entregue uma cartinha para aparecer na praxe. Eu tinha uma breve ideia, pois a minha irmã já tinha sido praxada, mas em Vila Real portanto as coisas deveriam ser diferentes.

Falo-vos agora muito resumidamente da minha praxe: eu fui, gostei e fiquei. Ao longo do ano cantámos imenso, fizemos muitas brincadeiras (inclusive descer a colina, guerra de farinha e balões de água, apanhar um gambozino, etc), inventamos sketchs e músicas e tivemos imensas atividades ao longo do ano - jantares, serenatas,..! 
É claro que no meio de tanta farra, também há momentos sérios e momentos duros, mas todos têm o seu significado. Pelo menos, para mim, esses momentos valeram bem a pena, pois no final do ano, senti um grande orgulho em mim, por tudo o que passei (bom ou mau) e que me mudou.

Como a minha faculdade é só um curso, ou seja, é relativamente pequena, a praxe foi um sítio onde fiz amigos para a vida, momentos e memórias, e penso que eles também fizeram. 

Com isto digo, experimentem a praxe! Não a recusem sem a experimentar, pois não têm razões válidas para dizer que não gostam. Se gostarem, pronto, continuam. Se não gostarem, não ficam, saem - agora em muitas faculdades já existem grupos alternativos à praxe que também trajam e podem optar por experimentar isso.

Falando agora do coração com aquele sentimento de orgulho, digo-vos - a praxe foi muitas vezes dura, mas os momentos que levamos de lá são únicos. Criei laços com pessoas tão diferentes de mim, às vezes, por brincadeiras de crianças na praxe. Cresci enquanto pessoa e passei a ver as coisas com outros olhos; a praxe não muda a essência de ninguém, apenas nos faz crescer. Esses momentos levo comigo pra vida, como diz na canção, levo pessoas espetaculares e uma família enorme!

Espero que tenham gostado!



40 comentários:

  1. As praxes são a melhor maneira de criar ligações, pena que muita gente não vê isso e opta por pensar que é só uma maneira de rebaixar os outros (conheço muita gente aqui em Lisboa que pensa assim, infelizmente!) :)

    R: Pois, eu agora com este post e o teu comentário vi que sim, porque eu quando li a tua 1ª parte da história, fiquei com a ideia que ias começar, não que já tinhas começado! Sorry! :o

    ResponderEliminar
  2. olá, adorei o post!! acho que é extremamente útil, visto que essa, espero eu, será a minha futura faculdade, daqui a umas meras semanas :)
    estou muito entusiasmada! mas tenho uma pergunta para te colocar: os meus pais não acham muita piada a que eu saia muitas vezes à noite, e é raro deixarem-me ir... se não poder comparecer a muitos desses eventos da praxe, serei "excluída"?
    beijinhos :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não faço a mínima como seja a experiência na faculdade. Nunca passei por isso!
    Gostei do post :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que concordo contigo quando dizes que se deve experimentar antes de dizer que não... Depois logo se vê se se gosta ou não...

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  5. Gostei do post linda
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  6. gostei imenso do post e da forma como relatas a tua experiência! :D

    ResponderEliminar
  7. Obrigado querida! Sem dúvida que o facto de ser espaçosa foi o que mais me cativou :D
    Ohn, não tem mal :P Adorei saber da tua experiência. É sempre bom partilhares isto para quem vai entrar neste novo mundo :D

    NEW DECOR POST | Can you accept this challenge?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. O importante é que gostes e sintas que faz sentido para ti :)

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. adorei o post.
    infelizmente este ano, não foi o meu ano, mas não vou baixar os braços e para o ano lá estarei.
    beijinho,

    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, também passei por momentos menos fáceis mas fez-me crescer e diverti-me muito!

    ResponderEliminar
  11. Hi dear! You have a fantastic blog, I really like it:)
    Follow each other?
    Happy weekend,
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  12. Adorei!
    Vou agora para o meu primeiro ano na faculdade,sempre quis ir para a praxe,espero que a minha experiência seja tão espectacular como a tua!
    Beijinhos


    http://raparigadobatomvermelho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Nunca pensaste em desistir a meio? Como falas em momentos positivos e negativos, nos momentos negativos não pensaste em sair?

    http://www.catsandties.com/

    ResponderEliminar
  14. Gostei do teu post!
    Segui o teu blog...segues o meu?

    Blog / Facebook / Instagram

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente contigo.. as praxes e todos os momentos académicos são únicos! Aproveitem ao máximo que vão ter muitas saudades.. conselho de veterana já fora do activo ahah

    ResponderEliminar
  16. Gostei do post, eu por acaso nunca liguei muito às praxes, fui a muito poucas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. r: sim, foi enfermagem.
    Acabaram as transferÊncias entre cursos, senão matriculava-me. Assim, indo para algo ia ter de fazer os exames nacionais na mesma e entrar da forma "normal no curso".
    Vou tentar agora na 2ª, mas já estou mentalizada que vou parar um ano por muito que me custe. Não me imagino com outra profissão que não enfermeira, não consigo "desistir" já , indo para outra coisa.

    beijinho,

    lollipopnecklace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Tenho agora que me fizeste ver que saiu ahah obrigada querida!
    Tive a trocar de layout e aquilo acabou por ficar de fora :x mas já está lá de novo :)

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Eu não fiz praxe, não tinha tempo para ir, pois trabalhava e estudava, confesso que não me arrependo!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  20. Conheço imensa gente assim mas, tal como refiro, é tudo uma questão de hábito que se pode ir alterando aos poucos :D
    Tens de fazer um esforcinho :P

    NEW TIPS POST | How To Organize Your Blog
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Olá, parabéns pelo blog!
    Estou lhe seguindo.
    Se você puder visite este blog:
    http://www.morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  22. concordo contigo, quando for para a universidade vou experimentar de certeza :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. A minha experiência com a praxe também foi muito boa :)
    Beijinhos
    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. É uma experiência para a vida ! Eu vou para a universidade este ano !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  25. R: Que estranho ter feito alergia :S
    Eu não entrei para a universidade, está complicado, só se conseguisse mesmo bolsa de estudo
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Cool post and awesome blog! ^^

    Wanna follow each other?
    Dare 2 Wear

    ResponderEliminar
  27. A praxe vai muito de escola para escola, vai da maneira como os superiores te tratam, vai da tua vontade e da abertura que tens. Tenho imensas pessoas que falam super bem das praxes, mas também já vi casos que não se aceitam em momento nenhuns. Estou curiosa sobre a minha praxe, como não conheço a escola nem sei de histórias anteriores.. Vamos ver como corre :)

    ResponderEliminar
  28. Querida o programa que usei para a montagem foi o picmonkey e as fontes são: PFS Pastel Feather e justbeautifulsimplicity.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. R: Obrigada querida! Eu já era seguidora do teu blog, fico à espera do teu próximo post! :D

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Combinado querida. Estou super ansioso :D

    NEW OUTFIT POST | That Uniforme: Black and Stripes
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  31. A primeira vez que entramos na faculdade sentimos sempre muito orgulho!
    Aproveita bem!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  32. olá, estás nomeada para uma tag no meu blog: http://apequenabonecadetrapos.blogspot.pt/2015/09/tag-como-foi-minha-infancia.html

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  33. Estou completamente de acordo contigo. Se não experimentarmos nunca saberemos se iremos gostar ou não, e se não gostarmos, saímos.

    beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Obrigada! ♥
    Eu vou agora para o 1º ano e a praxe é uma das coisas que mais anseio!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Olá querida :)
    Quando li este post, confesso que me senti nostálgica. Já passaram 3 anos desde o meu ano de caloira e confesso que nunca mais tive um tão divertido e especial como este. Sim, também tive os meus momentos difíceis como caloira teimosa, mas conheci algumas pessoas especiais que, apesar de já não estarem presentes na minha vida pelos mais variados motivos, aprendi imenso com elas e partilhei experiências únicas. Aconselho todos experimentarem!
    http://hautecouturebycatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Great post, I really like your blog and I think that you are awesome blogger. Good luck in future! :* If you want look my blog and if you like it, follow me. Thanks <3 http://fdiarybyz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  37. Olha vou para cinema, vídeo e comunicação e multimédia ! Estou super entusiasmada !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  38. Desejo muita sorte nesta nova etapa! =)

    http://danielasilvayellowworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar