09/09/2015

BTS | Eles e a faculdade # Miguel Gouveia

Olá malta 
Há uns tempos andei a "recrutar" pessoas para fazerem parte de um projeto e hoje vão ver o resultado! Basicamente era entrevistar pessoas sobre as suas experiências no ensino superior para vos dar a conhecer as suas vivências! Outro objetivo deste projeto é dar-vos a conhecer (novos) cursos; quem sabe vocês até querem esse curso e ficam a conhecer um pouquinho melhor!  Vamos começar?

O estreante deste projeto é o Miguel Gouveia do blog Pieces Of Me, que foi um querido :)
1. O curso em que estás foi a tua primeira opção? 
Sim, ambos foram a minha primeira opção, embora a área de licenciatura não seja a minha área de sonho. 

2. Fala um pouco sobre o teu curso, em que consiste e sobre algumas cadeiras. 
A minha licenciatura era muito ligada à área da gestão, a nível de turismo, empreendedorismo, gestão de empresas e a par de incluir uma língua, o inglês, as restantes cadeiras estavam mais ligadas à área da gestão, como referi, tendo tido cadeiras de Gestão de Empresas, Gestão do Património, Gestão de Eventos, Gestão de Recursos Humanos, Relações Públicas, Marketing, entre outras, todas elas muito vocacionadas à vertente do backoffice. Incluía, ainda, cadeiras de cálculos tais como Contabilidade, Análise e Gestão Financeira e Métodos Quantitativos que me permitiram ter uma maior abrangência dentro da área da Gestão. Cadeiras como Itinerários Turísticos, Informática, Multimédia, Mercados Turísticos e História da Arte fizeram com que o curso fosse mais dinâmico porque as aulas eram sempre mais práticas. 

Para complementar a minha área de licenciatura, decidi ingressar no Mestrado. Na verdade, sempre o quis fazer porque uma das coisas que mais gosto me dá na vida é estudar. Acabei o curso em 3 anos, como previsto, e nesse mesmo 3º ano entrei em Mestrado na área da Comunicação e Marketing. Achei que seria uma ótima área tendo em conta o meu gosto pela escrita, pela criatividade e muito por causa do meu blog. É um curso extremamente prático. É composto por cadeiras mais teóricas como Linguística, Marketing Relacional, Sociologia, Metodologia da Investigação e por outras mais práticas que me permitiram trabalhar em campo, como é o caso de Cibermarketing, Comunicação e Multimédia, Criação Publicitária e Imagem Institucional e Novas Tendências em Marketing e Comunicação. 

3. Qual o teu regime de aulas? 
Estava no regime normal. Fazia tudo por avaliação continua e nunca tive de ir a nenhum exame de recurso. Faltar às aulas na universidade pode ser muito mau. É fundamental fazer o mínimo de esforço para irmos a todas as aulas por muito que nos custe. A grande maioria dos professores, embora disponibilizem sebentas e diapositivos, depositam grande parte da informação explicação no decorrer das aulas. Portanto, perder aulas pode contribuir para que se deixem cadeiras para trás. 


4. Que diferenças podes apontar entra o secundário e o ensino superior? 
O nível de ensino, o facto de se acabarem as facilidades, o facto de as frequências serem mais exigentes. Posso, ainda, apontar o facto de grande maioria dos professores não dar grande confiança aos alunos (o que eu acho bem!) tal como se dava no ensino secundário. Sem dúvida que é um patamar diferente. Estamos num nível em que temos de fazer a nossa própria papa – como se diz na gíria -, porque raros são os professores que, junto de ti, te vão dizer “faz assim, assim ou assim”. É necessário ganhar autonomia e começar a trabalhar por nós, a partir do nível0. 
5. És deslocado? 
Na minha licenciatura estudei na minha área de residência. Contudo, para fazer Mestrado, tinha de me deslocar a Viseu – cerca de uma hora do local onde vivo -, duas a três vezes por semana. 

5.1. Se sim, como foi a adaptação? 
A adaptação foi difícil. Não por estar longe mas sim por sentir que o grau de exigência era grande. É certo que acabamos o secundário sem qualquer tipo de preparação para uma nova realidade. Não temos bases completamente nenhumas e é necessário que entremos com espírito de trabalho, de empenho e de querer realmente fazer aquilo. Só assim faz sentido. Fazer um curso por fazer não tem sentido nenhum. 

6. O que achas da praxe? 
Muito sinceramente?! Acho uma perda de tempo. É claro que tudo depende dos locais onde se estuda. Sei de locais em que as Praxes são fabulosas e servem mesmo para construir união e essas eu aceito. É giro que se juntem os vários cursos, que se façam guerras de quem canta mais alto, que se brinque. Contudo, quando chega ao nível da praxe física, em que nos mandam estar uma noite inteira na posição 3 ou a olhar para o chão fazendo-nos pressão psicológica, isso recuso. Aconteceu comigo e nunca mais apareci na praxe. Ninguém é mais do que ninguém para berrar, gritar ou obrigar. Afinal de contas onde fica a liberdade que todos queremos? 


7. És praxista? Ou pertences a algum grupo alternativo? 
Não… Não quis fazer aos outros o que não gostei que me fizessem a mim. 

8. O que pretendes fazer quando acabares o curso? 
Acabei o curso, comecei o Mestrado e ambiciono, muito, ir para Doutoramento muito em breve. 

9. O que pensas da tua área no futuro? 
Quero estar mais ligado à área da Comunicação e do Marketing do que propriamente à minha área de licenciatura. Neste sentido, considero que é uma área que tem muito para dar até porque na área do Marketing a criatividade nunca terá fim.
xx

E então, o que acharam? Gostaram?
Se vocês também querem participar neste projeto comentem ;)


Facebook | Youtube | Instagram


40 comentários:

  1. Adorei a entrevista e conhecer melhor o Miguel
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  2. Gostei da entrevista :)

    E em resposta ao teu comentário no meu blog, sim se quiseres podes fazer a entrevista eheh
    Beijinhos

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Depende da pele, a minha não se deu muito bem como ele, não notei diferença nenhuma...
    Adorei a ideia deste post, apesar de não concordar com algumas respostas ahah.
    Beijinho,
    http://makeuptipsbybianca.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei este conceito! É muito interessante e, para mim que entrei este ano para o ensino secundário, já me deu algumas "luzes" sobre o que me espera no futuro.
    Bom trabalho!

    www.amiudamorena.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei a ideia, é uma excelente forma de conhecermos novos cursos!
    Beijinhos

    http://raparigadobatomvermelho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Adorei este teu novo projecto!
    Não só falas da tua opinião, como mostras as dos outros :)

    E não podias ter começado com pessoa melhor :b

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso de saber a experiência do Miguel :) Concordo com ele em relação às praxes!
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  9. É otimo projeto. Também gostava de participar, acho super útil para os outros blogguers que tê duvidas nos cursos a seguir, terem uma ideia de como é realmente a vida académica e o que se lecciona num determinado curso!

    theownerofsushi.blogspot.com (a url foi mudada :p)

    ResponderEliminar
  10. Gostei da ideia do projeto :)
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Adorei! O Miguel merece tudo o que lhe está a acontecer porque é fantástico! Admiro imenso a dedicação dele :)
    E sim, gostava muito de participar. Adorei a ideia do projeto! Acho que faz todo o sentido!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Gostei da ideia e da entrevista.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta entrevista! Tiveste uma grande ideia!
    O teu blog é super giro! Segui o blog e o teu canal no youtube!

    Um grande beijinho,
    Rapariga das Repas
    raparigadasrepas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Obrigado querida!!!

    OMG, olha eu +.+ Obrigado mais uma vez pela oportunidade que me deste. Foi um gosto gigante partilhar esta experiência com todos os que te seguem <3

    NEW TREND ALERT: Grunge Style | Hot or Not?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  15. Adorei a entrevista! O Miguel é um querido!

    bjxxx

    ResponderEliminar
  16. adorei esta ideia, acho super original e vai ajudar muita gente (incluindo eu eheh)
    fico à espera das "próximas edições"

    beijinhos
    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. gostei imenso, este tipo de posts são muito úteis !!

    xoxo ❤
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  18. Uma óptima ideiar para ajudar que está a começar nesse novo mundo :) beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adorei esse conceito...e também seus óculos! :)
    Tudo no seu blog é realmente lindo. O layout, posts, imagens...perfeito, parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu blog quando puder, está rolando um sorteio maraaa de duas semi jóias da Brilho Magia. Você não pode ficar de fora!
    Beijão!
    http://makedamotociclista.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @cat_343
    Meu Insta: tamiya343

    ResponderEliminar
  20. Gostei imenso de ler a experiência do Miguel! <3
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Que engraçado, o Miguel fez licenciatura na minha área, eu estive a tirar gestão turística. Gostei deste tipo de rubrica :)

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Adorei a entrevista
    :)
    beijinhos

    new post http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/2015/09/one-shoe-can-change-your-life-cinderella.html

    ResponderEliminar
  23. Obrigado eu querida :D Foi um gosto!!!

    Acreditas que pensei que seria a tua cara? :p

    NEW PERSONAL POST| All about my Necessaire
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  24. Gosto imenso do blog do Miguel!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Obrigada! ♥
    Eu vou para Turismo!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Adorei o post, esta rubrica irá ajudar-me imenso :)

    ResponderEliminar
  27. Gostei de conhecer! E acho que é uma excelente rubrica para se dar a conhecer o Ensino Superior em Portugal :)

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  28. R: Sim :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Obrigado minha linda :D
    Sendo assim tens de vir cá tu visitar. Assim ficavamo-nos a conhecer :')

    NEW WISH POST | What do you think of these purchases?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  30. Gostei imenso de ver os pontos de vista, e fico feliz por saber que tenho alguns em comum com o Miguel Gouveia.

    *hugs da Naipes*
    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Olá querida :)
    Obrigada pelo teu comentário! Adorei ler esta entrevista e eu sou este ano finalista de mestrado...se quiseres contar com a minha participação nesta rubrica, estarei mais que interessada! Beijinhos.
    http://hautecouturebycatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar